O engenheiro mecânico Nathan Ball, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), criou um equipamento que pode transformar paramédicos e bombeiros em verdadeiros homens-aranhas. Trata-se de um elevador high-tech que pode fazer uma pessoa “escalar” 30 andares de um prédio em apenas 30 segundos, mesmo com dezenas de quilos de equipamento. Fazer o mesmo por vias tradicionais, carregando cerca de 45 quilos nas costas, leva cerca de oito minutos.
“A novidade funciona literalmente como ferramentas do Batman ou James Bond”, afirmou Ball, esquecendo-se de citar o super-herói que se tornou famoso por escalar paredes. Com sua invenção, chamada de Atlas Powered Rope Ascender, o engenheiro de 23 anos ganhou o prêmio Lemelson-MIT Student, de US$ 30 mil.
O equipamento de 11 kg utiliza uma bateria para levantar cerca de 110 kg a 11 km/h. “Conseguir tanta capacidade em uma ferramenta tão pequena é um grande desafio”, afirmou Ball. A bateria de íon-lítio é a A123Systems, utilizada por empresas como General Electric.
Antes de transportar pessoas, deve haver uma corda no topo de um prédio ou outro local onde elas querem ir. Como o Atlas foi desenvolvido para a segunda etapa de socorro, a primeira equipe a subir já terá fixado essa corda, que é amarrada ao equipamento preso ao corpo do usuário. A maneira como esse fio é passada pelo Atlas faz com que a pessoa suba, quando a bateria é ativada e faz o mecanismo rodar.
“A novidade também conta com um sistema que impede que a corda se enrosque no cilindro interno, garantindo seu movimento contínuo”, explicou o inventor. O dono da empresa Atlas Devices, criada para comercializar a novidade, conta que teve essa idéia em novembro de 2004, quando participou com três colegas de uma competição patrocinada pelo MIT que propunha a criação de ferramentas para rápida mobilidade vertical.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário